A linha de visão na fotografia é um elemento de composição que muitas vezes é o herói desconhecido das imagens. Também é subutilizado, o que é uma pena, pois pode oferecer a qualquer imagem muita força compositiva. Também chamado de linha de visão, esta técnica é uma linha de visão tipicamente ininterrupta do observador ou espectador para o objeto do olhar.

Veja também 5 dicas de como ganhar dinheiro extra vendendo suas fotos

O que torna essa linha de visão tão poderosa é a sua centralização no rosto humano. Geneticamente, nós já estamos atentos para prestar atenção especial ao rosto de uma pessoa porque é assim que nós, naturalmente, interagem uns com os outros.

Além disso, nós seguimos naturalmente os olhos de uma pessoa porque estamos curiosos para descobrir o que estão olhando e se temos o mesmo interesse no que estão observando. A linha de visão é importante para suas imagens de várias maneiras.

Esta comparação irá ilustrar o poder da linha de visão. Pense em qualquer fotografia onde o sujeito olhe diretamente para você, essencialmente fazendo contato visual com o espectador. Novamente, apenas devido à natureza das coisas, você se verá trancado no olhar do assunto, porque estamos com dificuldade de olhar para as pessoas nos olhos. Este é especialmente o caso quando os olhos e a expressão facial do sujeito são muito emocionais.

Olhos Olhando para a lente vs Olhando para longe

Esta comparação irá ilustrar o poder da linha de visão. Pense em qualquer fotografia onde o sujeito olhe diretamente para você, essencialmente fazendo contato visual com o espectador. Novamente, apenas devido à natureza das coisas, você se verá trancado no olhar do assunto, porque estamos com dificuldade de olhar para as pessoas nos olhos. Este é especialmente o caso quando os olhos e a expressão facial do sujeito são muito emocionais.

visão na fotografia

Na outra extremidade do espectro é quando o sujeito está procurando em outro lugar no quadro ou fora da câmera. Nessas situações, você geralmente não passa quase tanto tempo olhando o rosto do sujeito ou os olhos dele. Isso porque você provavelmente está mais interessado em onde o seu assunto está olhando em vez de olhar para o assunto.

Afinal, esta é uma sugestão direcional : você geralmente segue a linha de visão de uma pessoa para determinar o que é tão interessante que eles estão olhando naquela direção!

visão na fotografia

Portanto, ao usar onde os olhos de um sujeito se olham no tiro, você pode influenciar muito como e onde seus espectadores passarão seu tempo olhando sua fotografia.

Outra opinião sobre isso que pode ser bastante interessante é se seu assunto nem sequer olha para um objeto visível no quadro. Em outras palavras, onde eles estão olhando não é mostrado. Isso deixa os telespectadores com um sentimento não resolvido de mistério e curiosidade, que é uma técnica bacana para usar também!

O Foco seletivo

O foco seletivo é um termo que se refere a uma situação em que você tem pessoas diferentes no mesmo tiro, olhando para diferentes partes do quadro. Com essas linhas conflitantes, naturalmente haverá uma prioridade em que a atenção dos espectadores é direcionada. Como você sugere aos seus espectadores que olhem para qual linha de visão primeiro, segundo, etc.?

Este é um caso interessante, mas pode ser resolvido facilmente, fazendo com que seus sujeitos usem fortes expressões faciais e olhares.

Veja também  12 passos fundamentais para se tornar um bom fotógrafo

Sempre que você vê alguém em uma fotografia com uma expressão mais animada – apenas alguns exemplos são expressões chocadas, aparências severas ou olhares confusos – seus olhos certamente se deslocarão para eles primeiro … e depois seguem seus olhos para ver o que está fazendo com que eles reajam assim . Isso também é exatamente como é em pessoa.

Portanto, se você quiser que seu público olhe para uma determinada pessoa no tiro (que também está procurando uma direção específica), peça a outra pessoa que as veja com uma expressão emocional. Esta sugestão fará o trabalho para você, e você tem foco seletivo.

Quando seus assuntos estão se olhando

Muitas imagens têm assuntos concorrentes. Às vezes, suas linhas de visão serão trocadas, como quando estão olhando um para o outro.

Nesses casos, você criou uma troca linear. Novamente, sem surpresa, é como seus sujeitos usam suas expressões faciais que farão toda a diferença no mundo para o seu público.

visão na fotografia

Quando duas pessoas estão se olhando, suas expressões ditarão qual é o assunto mais interessante e quais, portanto, os espectadores passarão mais tempo a examinar. Isso equilibra as coisas entre os assuntos, por isso é do seu melhor interesse fazer seus sujeitos fazerem expressões faciais interessantes ao fotografá-los.

Você também pode brincar com esse equilíbrio, é claro, fazendo com que um assunto seja expressivo eo outro usando uma cara de poker. Em termos de alterar este equilíbrio, você também pode alterar outros elementos no quadro para dar mais importância a um assunto à custa do outro. Essas técnicas incluem:

  • Iluminação
  • Clareza
  • Posição do rosto em relação à regra dos terços

Caso de bônus: quando os olhos estão cobertos

Isso é mais complicado. Digamos que os olhos do seu assunto estão cobertos. Ele está usando algumas máscaras legais, ou talvez seja uma criança que está brincando, e suas mãos estão cobrindo seus olhos.

Em ambas as situações, a linha de visão ainda pode ser um fator, embora, naturalmente, em menor grau.

Como esses exemplos ilustram, a linha de visão é algo que você pode ter uma boa diversão e experimentação. Dependendo de como você usa essa técnica, dará aos seus espectadores muita informação sobre diferentes elementos no quadro. Também dependendo de como você o usa, você pode estabelecer a hierarquia de como seus espectadores recebem várias informações em seus tiros.

A linha de visão pode ser usada como sutil ou obviamente como você deseja. Basta lembrar de ser criativo com ele e fornecer aos seus espectadores boas informações para ajudar a entender seus tiros melhor.

Compartilhar