Se você faz fotos de pessoas, você já está tirando fotos com olhares alinhados. É importante compreender o efeito que eles têm em como nós vemos na fotografia. Se você já leu sobre o peso visual antes, você deve entender o efeito que ter um rosto em uma foto tem, mas há muito mais do que isso. Olhares alinhados têm a capacidade de concentrar a nossa atenção em outra parte da foto, bem como produzir tensão e outros elementos fotográficos.


 

Esse Artigo faz parte da Do Guia completo de composição para fotógrafos 

O que é o pessoal visual na Fotografia e como posso Utilizá-lo
Como usar o Equilibrio na FOTOGRAFIA
Como usar a Técnica de alinhar os olhares na Fotografia para influenciar o seu espectador
Como usar Triângulos na fotografia para improvisar sua Composição
Saiba qual a importância do Ponto único para sua composição Fotográfica
Como usar Quadros dentro de sua fotografia para criar um contexto em sua composição fotográfica


 

OLHARES ALINHADOS NA FOTOGRAFIA

Quando dizemos olhares alinhados, estamos falando sobre as linhas implícitas produzidas quando seguimos uma linha com a nossa visão.

Estas linhas são semelhantes às linhas horizontais, verticais e diagonais e podem ser usadas para compor outros elementos como tensão dinâmica e triângulos. Nossos olhos são naturalmente atraídos para o rosto – o olho em particular – porque é isso que fazemos quando interagimos com as pessoas.

Um rosto é o peso visual mais forte que você pode incluir em uma foto os nossos olhos são naturalmente atraídos para lá primeiro e, em seguida, as linhas dos olho dirigem nossa atenção.

fotografia

É uma curiosidade natural querer seguir os olhos, isso porque como espectadores, queremos saber se compartilhamos o mesmo interesse em tudo o que chamou sua atenção. Também queremos ser capazes de se relacionar com o assunto para entender a foto melhor. Isso faz com que os olhos alinhados sejam uma parte importante da estrutura da imagem. Você pode usá-los com grande efeito, mas, se eles são usados mal, ou se não são usados, o efeito pode ser prejudicial para a foto.

fotografia

Os efeitos variam dependendo de onde os olhos estão olhando, um dos mais fortes é quando os olhos estão olhando diretamente para a câmera. Dessa forma quando nos deparamos com uma imagem como essa abaixo, somos forçados a nos concentrar nos olhos e não somos direcionados para explorar o resto da foto tanto.

Dê uma olhada na foto abaixo, onde o modelo está olhando diretamente para a lente da câmera, seus olhos parecem bastante dramáticos e carregam uma grande dose de emoção. Rostos humanos são muito expressivos e os olhos são um dos meios mais fortes para mostrar emoção – essa é uma das razões pelas quais estamos tão atraídos por eles.

fotografia

Quando o assunto está olhando para outro lugar no quadro, você nota que gasta menos tempo olhando para a foto porque ela prende muito menos a sua atenção.

O mais importante aqui é onde exatamente o assunto está olhando, podemos querer explorar essa área também. Depende de você decidir se você quer que o modelo, seja seu assunto principal, ou onde eles estão. A foto abaixo não usa a linha dos olhos para formar um elemento fotográfico, nem aponta para algo particularmente interessante, resultando em um sentimento de tensão e ambiguidade não resolvidas. Esta é outra grande técnica à sua disposição.

fotografia

Mencionamos isso algumas vezes até agora, mas na verdade não mostramos como fazer: usando a linha dos olhos como um elemento fotográfico. Na foto abaixo, eu usei a linha dos olhos do modelo para chegar ao final do quebra-mar, que se estende de volta até o final do braço, neste ponto você está de volta para o seu rosto.

Isso criou um triângulo e centralizou a sua atenção no corpo do modelo por causa da ordem em que você seguiu as linhas. A grande coisa sobre o uso de uma linha de olhos alinhados como uma das linhas é que você pode escolher onde você quer o triângulo para começar. Assim, você está escolhendo onde você quer que ele termine, também.

fotografia

Quando existem olhos alinhados que entram em conflito em uma foto, você pode usar o foco seletivo para escolher qual o verdadeiro assunto. Isso funciona de duas maneiras: você estará deixando claro em quem você quer que a atenção esteja, e você estará incentivando o espectador a explorar as áreas que eles acham que são menos importantes.

fotografia

Quando você tem mais de um conjunto de olhos em uma fotografia e eles estão olhando um para o outro, você cria um movimento linear para frente e para trás entre os dois assuntos. Quanto mais interessante a expressão facial em cada assunto, melhor isso funciona, como você pode ver na foto abaixo.

Isso cria um equilíbrio de importância entre os dois sujeitos, você pode então usar outros elementos para focalizar a atenção dos espectadores. A iluminação e expressão facial à direita me leva a gastar mais tempo olhando para esse assunto.

fotografia

Quando os olhos são cobertos em uma foto, como com óculos de sol, cabe a nós decidir para onde nós achamos que os olhos estão olhando. O efeito das linhas dos olhos é diminuído, mas ainda está presente, pois podemos tirar muitas informações da linguagem corporal do sujeito.

Na fotografia abaixo, você ainda pode dizer em qual direção o assunto está olhando, mas isso se torna uma característica menos importante porque está fora do quadro e coberto pelos óculos.

fotografia

Quando há várias linhas de olho em uma fotografia e eles estão olhando para todo o quadro, tendemos a observar a imagem por mais tempo, estamos tentando decidir o que todo mundo está achando tão importante. Ninguém na foto abaixo está olhando para o mesmo lugar – algo incomum para um grupo de pessoas que não está se movendo. Seus olhos movem-se em torno do quadro, começando com os olhos que você pode ver melhor, da menina na direita.

fotografia

Todas essas linhas têm uma direção diferente e introduzem uma tensão dinâmica a fotografia. se você gostou de ler este artigo compartilhe com uma amigos e em suas redes socais, isso pode ajudar outra pessoa.

 

 

Compartilhar