As cores estão em todas as parte em nossas fotos. Nós estamos cercados por elas, e não podemos evitá-las sendo assim, nos tendemos a tomá-las como certas na hora de fazer as fotos. Faça isso e poderá acabar com fotos horríveis. Apenas porque, elas estão em todos os lugares, e isso não significa que você não deve prestar atenção com isso afeta as imagens.

Nós vemos tantas fotos medianas no nosso dia a dia, na internet, em livros, que as vezes é fácil esquecer que as cores na fotografia podem ser uma ferramenta mágica. Reunimos sete dicas para ajudá-lo a obter o máximo de cores. Com um pouco de treino, você também consegue. Esta na hora de começar a usar a cor para criar fotos poderosas. A menos que você esteja filmando em preto e branco a cor é uma parte super importante da composição de uma foto a cor é é tão importante para a composição de uma foto quanto, a forma, a textura, as linhas e a luz

Use combinações de cores fortes.

Cores profundas e saturadas têm impacto. A chave para usar cores fortes com sucesso é manter a composição simples. Usar conjuntos de cores diferentes em uma foto diminui seu impacto. Para o efeito máximo, quebre um tom inserindo ou combinando-o com outro tom tão forte quanto.

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Esta foto é um ótimo exemplo de combinações de cores fortes mas com composição simples. A composição foi dividida em dois grandes blocos de cor; Verde e azul.

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Dica: Use um filtro polarizador. Os filtros polarizadores funcionam para bloquear a luz refletida em superfícies não metálicas. O resultado é uma cor mais profunda e mais pura, incluindo o céu. Compare essas duas fotos, elas foram tiradas uma depois da outra, a primeira com um filtro polarizador, e a segunda sem. O céu na foto polarizada é claramente mais escuro

Com filtro
Com filtro
Sem filtro
Sem filtro

Use cores sutis, como por exemplo cores pasteis 

A fotografia colorida não é feita apenas cores fortes. A fotografia a cores pode ser muito sutil, quase monocromática. É mais provável que você consiga cores em tons pastosas em um dia nublado. Este tipo de luz, difusa que é tão suave que quase não há sombras, é ideal para fotos como retratos, flores – ou qualquer outras coisa onde muito contraste poderia acabar com a sua foto. Você também pode diminuir a saturação das cores usando o menu Matiz / Saturação no Photoshop. Esta é uma boa maneira de controlar a cor na pós-produção.

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Esta foto de uma cadeira de madeira velha por exemplo, tem cores leves, sutis; Nada brilhante ou que chame muito a atenção do espectador.

Use uma cor contra um fundo neutro para criar fotos poderosas

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Os dois elementos mais importantes na composição desta foto de um carro velho são a cor e a textura. O cinza neutro do fundo acentua a pintura azul do carro. Colocar uma cor forte contra um fundo neutro enfatiza a cor porque não há matizes concorrentes para diminuir a atenção dele. Como você encontra um fundo neutro? Qualquer coisa que é cinza ou preto vai funcionar muito bem, e ele também pode funcionar se o fundo estiver com sombras profundas

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Deixe uma cor dominar a cena

Deixe uma cor dominar. E assim a cor se torna o tema principal da foto, como nesta foto de vasos de flores contra uma parede colorida. A cor da parede tem a tonalidade dominante da foto. O efeito é ainda mais forte quando a cor dominante é uma cor primária (vermelho, amarelo ou azul). Você pode ver isso na foto de uma parede azul usada para ilustrar o próximo ponto (abaixo).

Equilíbrio de cor

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Este diagrama é chamado de circulo das cores e explica as relações entre cores diferentes. Cores próximas uma da outra na roda são chamadas de cores complementares, elas se complementam. Se você quiser criar uma foto com uma sensação calma, suave, use cores que estão próximas umas das outras no circulo. Bom exemplos são um mar azul sob um céu azul – ou uma cena outonal da floresta composta por cores amarelas, vermelhas e marrons. Esta foto de uma parede azul é outro exemplo, ele usa as cores azul, verde e roxo que estão todos próximos na roda.

O contrário disso é criar uma foto com alto contraste de cor – você faz isso usando cores que estão em lados opostos do circulo. Por exemplo, uma menina vestindo um vestido amarelo contra um céu azul brilhante. Ou flores vermelhas em um campo verde

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Vermelho, amarelo, laranja e marrom são cores quentes. O azul é uma cor fria. Verde e roxo estão em algum lugar no meio. Cores quentes parecem vir para a frente em uma foto, e cores frias parecem recuar. Se você colocar um tema colorido e quente contra um fundo colorido mais frio, ele ira se destacar. Você pode ver este efeito na foto das flores vermelhas (acima).

Temperatura da cor nas fotos

A luz tem cor. A luz emitida pelo sol poente ou uma vela tem um tom de cor laranja, por exemplo. A luz nas sombras de um céu ensolarado tem um tom azul. Nossos olhos se ajustam a isso automaticamente. Sua câmera também irá se ajustar automaticamente, mas somente se você definir a configuração de balanço de branco como automática.

Ela também vem normalmente com controles de balanço de branco predefinidos. Estes são normalmente luz do dia, sombra, nublado, flash, tungstênio e fluorescente. Embora eles podassem variar de câmera para câmera. Você pode configurá-los para que correspondam à fonte de luz que está iluminando seu objeto.

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Entenda este conceito, e você pode usá-lo para criar fotos poderosas.   Dica: Se você configurou sua câmera para fotografar no formato. JPEG, é importante definir o balanço de branco corretamente. Isso ocorre porque o balanço de branco não poderá ser ajustado posteriormente no Photoshop. Você pode alterar o equilíbrio de cores, mas isso não é a mesma coisa que alterar o balanço de branco, e você pode ter com uma tonalidade que não poderão ser reajustadas.  Se sua câmera estiver configurada no formato .RAW, você poderá ajustar o balanço de branco posteriormente. Esta é uma ótima razão para fotografar em RAW, uma vez que , isso significa que poderá reajustar a definição do balanço de brancos na pós-produção, se necessário. Você também poderá alterar o balanço de branco para obter efeitos artísticos.

Tente isso para fotografar retratos. Defina o balanço de branco da câmera para nublado. Isso cria uma foto com um belo, e suave tom quente. Para aqueles que são mais familiarizados com a fotografia cinematográfica, este é o equivalente a usar um filtro 81B com a luz do filme equilibrado.

 

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Retrato normal
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Retrato quente

O primeiro retrato foi feito com o balanço de branco definido como a luz do dia e o segundo com o balanço de branco definido como nublado. As paisagens também podem proporcionar um balanço de branco mais quente. Mas algumas paisagens proporcionam um balanço de luz mais frio. As cachoeiras, por exemplo, podem ficar bonitas na luz clara.

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Cachoeira Azul

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Nas fotos da cachoeira acima, a primeira tinha o equilíbrio de branco definido para a luz do dia, e na segunda eu movi o controle de temperatura de cor em meu conversor RAW para a extremidade azulada da escala para dar-lhe a sensação de cor fria.

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Nenhum destes é necessariamente certo ou errado – depende de suas próprias preferências e a atmosfera que você está tentando criar. As cores quentes equilibram cores mornas – mas somente quando a área da cor fria é muito maior do que a área da cor morna. Se ambos fossem de tamanho igual, a cor quente dominaria a composição. Crie equilíbrio e harmonia dentro da imagem, colocando uma pequena paleta de cores quentes contra uma grande área de cor fria. Os dois se equilibram igualmente.

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O calor da luz artificial nesta foto de Vence é equilibrado pela extensão do céu azul profundo. Veja as diferentes temperaturas de cor das fontes de luz na foto. As luzes artificiais são alaranjadas, e o céu noturno e fundo, iluminado pela luz do dia, são azuis. 7. Cores e emoções A cor tem valor emocional – quando você vê cores em uma foto, você tem uma resposta emocional a ela, especialmente se a cor é fortemente usado na composição.  A mesma cor pode provocar emoções diferentes, dependendo do contexto em que é utilizada. Pode também provocar respostas emocionais diferentes em algumas pessoas do que em outras principalmente quando as pessoas são de culturas diferentes. Mas, em geral, as cores provocam uma resposta quase universal.  Vermelho, por exemplo, é uma cor quente. Também pode significar perigo, ou raiva.O azul é uma cor fria e relaxante. Pense em ilhas tropicais sob um céu azul claro. Mas também pode ser uma cor fria e provocar sensação de frio. Imagine uma cena escura e invernal com gelo e neve.  O verde é fresco e vibrante, como plantas e árvores na primavera.

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Esta foto de madeiras tem um humor calmo, tranquilo que é reforçado pelo uso de cores azuis e verdes.

Onde encontrar mais inspiração?

Uma das melhores maneiras de aprender sobre fotografia e ter inspiração e referências é estudando o trabalho de fotógrafos talentosos. Conheça nossa página no Facebook, onde sempre indicamos profissionais para se inspirar-se. Com certeza você irá com as nossas dicas criar fotos surpreendentes e melhor ainda fotos ponderosas com cores linda

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